Linhas de Pesquisas
Última atuatlização: 08/04/2022Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas
Os estudos da linha de pesquisa Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas voltam-se ao desenvolvimento de teorias, modelos, métodos, sistemas e artefatos para o ambiente das micro e pequenas empresas (MPE). Isto, a partir de duas abordagens distintas: pesquisas exploratórias, junto às organizações de pequeno porte, por intermédio de estratégias indutivas; e análise crítica (dedutiva) do atual estado de conhecimentos no campo da Administração, fundamentadas na realidade das organizações de maior porte e devidamente contextualizados.Estes estudos abrangem as diversas subáreas do conhecimento em Administração focados nas especificidades dos processos de gestão das MPE, individualmente e em seus diferentes contextos associativos, como arranjos produtivos locais (APL), cooperativas, incubadoras, spin-offs, franquias e outras formas de associação.
Desafios da Ação Empreendedora
Descrição: As estatísticas apontam os primeiros anos da pequena empresa como extremamente desafiadores: no Brasil, 60,4% das empresas encerram suas atividades durante os cinco primeiros anos de operação (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2016); nos EUA, 20% das pequenas empresas encerram suas atividades no primeiro ano, sendo que esse número salta para 50% ao se considerar o período de cinco anos (Bureau of Labor Statistics, 2021). É importante destacar que 73% de todos os empreendimentos encerrados foram devidos a causas involuntárias, como problemas financeiros, pessoais, incidentes, prejuízo ou de contexto macroeconômico (Global Entrepreneurship Monitor, 2019). Os estudos da linha de pesquisa Desafios da Ação Empreendedora concentram-se nos diversos problemas e oportunidades enfrentados pelos empreendedores durante os primeiros anos da operação de suas pequenas empresas. As temáticas são as mais variadas possíveis, priorizando aquelas associadas às muitas causas do encerramento precoce das pequenas organizações. Tem-se como marco temporal, os primeiros 42 meses de operação da empresa, momento a partir do qual há a redução do risco em função da experiência acumulada (Global Entrepreneurship Monitor, 1999). A partir dessa caracterização, o então empreendimento sobrevivente passa a ser compreendido como uma organização estabelecida, e o empreendedor como um empresário resiliente e experiente, sendo esses objetos de estudo da outra linha de pesquisa (Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas).
Bureau of Labor Statistics (2021). Survival of Private Sector Establishments by Opening Year. Disponivel em:
https://www.bls.gov/bdm/us_age_naics_00_table7.txt
Global Entrepreneurship Monitor (2019). 2019/2020 Global Report. Disponivel em:
https://www.gemconsortium.org/file/open?fileId=50443
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2016). Demografia das empresas: 2014 IBGE. Disponível em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98073.pdf
Global Entrepreneurship Monitor (1999). Global Entrepreneurship Monitor 1999 Executive Report. Kauffman Center for Entrepreneurial Leadership at the Ewing Kauffman Foundation. Disponível em:
https://www.gemconsortium.org/file/open?fileId=47099
<< clique aqui para conhecer os Projetos de Pesquisa em execução>>