Ementa
Workshop da Produção Acadêmica e Científica
Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Carga Horária: 48
Créditos: 4.0
Ementa
Discutir aspectos pertinentes à forma, estruturação e publicação da pesquisa científica de qualidade. Abordam-se questões associadas às práticas aceitas pela academia, comportamentais do pesquisador associadas a valores e ética da comunidade científica. Posicionamento do pesquisador junto à comunidade acadêmica. Orientação procedural do pesquisador no ciclo de projeto de pesquisa. Caracterização de artigos de alta qualidade. Discutir questões pertinentes da práxis de pesquisa relacionadas com a geração de conhecimento científico.
Bibliografia
Andery, M.A. et al. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo Editora, 1988.
Bansal, P.; Corley, K. From the Editors -Publishing in AMJ—Part 7: What is different about qualitative research? The Academy of Management Journal, v.55, n.3, p.509-513, 2012.
Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
Beaton, D. et al. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, v. 25, n. 24, p. 3186-3191, 2000.
Booth, W. C. et al. A arte de fazer pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Borglin, G. Promoting critical thinking and academic writing skills in nurse education. Nurse Education Today, v. 32, p. 611-613, 2012.
Campos, M. I. B.; Rodrigues, M. G. S. Abordagem dos Gêneros do Discurso. Linha D'Água (Online), v. 31, n. 1, p. 221-237, 2018.
Castiel, L.D. et al. J. Entre fetichismo e sobrevivência: o artigo científico é uma mercadoria acadêmica? Cad. Saúde Pública, v.23, n.12, p. 3041-3050, 2007.
Collis, J.; Hussey, R. Pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Cooper D. R.; Schindler, D. R. Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.
Creswell, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Lincoln: Sage, 2013.
Davidsson, P. The Entrepreneurship Research Challenge. Massachusetts: Edward Elgar Publishing, 2008.
De Sordi, J. O. et al. A Pesquisa Design Science no Brasil segundo as publicações em tecnologia de informação. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v. 12, n. 1, p. 165-186, 2015.
De Sordi, J. O. Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. São Paulo: Saraiva, 2017.
Dorn, S. Levels, phases and themes of coopetition: A systematic literature review and research agenda. European Management Journal, v., p. 484-500, 2016.
Eisenhardt, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.
Eisennhardt, K. M; Graebner, M. E. Theory building from cases: opportunities and challenges. Academy of Management Journal, v.50, n.1, p. 25-32, 2007.
Fávero, L. P. et al. Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
Flick, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Frels, R. K.; Ownuegbugie, A. J. Administering Quantitative Instruments with Qualitative Interviews: A Mixed Research Approach. Journal of Counseling & Development, v. 91, p. 184-194, 2013.
Gabbott, M. Undertaking a literature review in marketing. The Marketing Review, v. p. 411-429, 2004.
Galloway, L. et al. How not to do it!! A salutary lesson on longitudinal and qualitative research approaches for entrepreneurship researchers. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 21, n. 3, p. 489-500, 2015.
Govidan, K; Jepsen, M. B. ELECTRE: A comprehensive literature review on methodologies and applications, European Journal of Operational Research, v. 250, p. 1–29, 2016.
Hair, J.F. et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Henry, C.; Foss, L. Case sensitive? A review of the literature on the use of case method in entrepreneurship research. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 21, n. 3, p. 389-409, 2015.
Holloway, S. S. et al. Developing actionable knowledge on value crafting: A design science approach. Journal of Business Research, v. 69, p.1639–1643, 2016.
Landstrom, H.; Lohrke, F. Historical Foundations of Entrepreneurship Research. Massachusetts: Edward Elgar Publishing, 2010.
Lynch, C. A. Institutional repositories: essential infrastructure for scholarship in the digital age. ARL, n.226, 2003 Retrieved August 22, 2009, from http://www.arl.org/resources/pubs/br/br226/br226ir.shtml.
Madden, A. et al. Using narrative evidence synthesis in HRM research: An overview of the method, its application, and the lessons learned. Human Resources Management, v. 57, p. 641-657, 2018.
Magruk, A. The process of selection of the main research methods in foresight from different perspectives. Business,Management and Education, v.13, n. 2. P. 234-248, 2015.
Roman, D. J. et al. A Abordagem Qualitativa na Pesquisa em Administração da Produção no Brasil. REGE, v. 20, n. 1, p. 131-144, 2013.
Saraiva, E. V.; Carrieri, A. P. Citações e não citações na produção acadêmica de estratégia no Brasil: Uma reflexão crítica. Revista de Administração, v.44, n.2, p.158-166, 2009.
Selltiz, C. et al. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. Volume 1: delineamentos de pesquisa. São Paulo: EPU, 2007.
Webb, C.; Kevern, J. Focus groups as a research method: a critique of some aspects of their use in nursing research. Journal of Advanced Nursery, v. 33, n. 6, p. 798-805, 2000.
Webster, T.; Watson, R. T. Analyzing the past to prepare for the future: writing a literature review. MIS Quarterly, v. 26, n. 2, p. 13-23. 2002.
Yin, R. K. Qualitative research from start to finish. New York: Guilford Press, 2010.