Ementa
Gestão de Pequenas Empresas Familiares
Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Carga Horária: 48
Créditos: 4.0
Ementa
Capacitar o aluno na compreensão dos desafios e oportunidades associados à operação e gestão de pequenas empresas familiares. Caracterizar e diferenciar a pequena empresa familiar das demais empresas, em especial da grande empresa familiar. Impactos dos conflitos intrafamiliares na empresa. Sobreposição das necessidades financeiras da família as da empresa. Liderança e sucessão familiar. Riscos em função da ausência do líder. Desafios da gestão de pessoas: membros da família e não familiares. Gestão da mudança e propriedade emocional. Percepção dos clientes quanto a valores e virtudes associadas à longevidade e gerações. Desafios da segunda e terceira geração. Tendências para as pequenas empresas familiares.
Referências:
ALDERSON, K. J. Understanding the family business: exploring the differences between family and nonfamily businesses. 2 ed. Nova York: Business Expert Press, 2018.
BRACCI, E.; VAGNONI, E. Understanding Small Family Business Succession in a Knowledge Management Perspective. IUP Journal of Knowledge Management, v. 9, n. 1, p. 7–36, 2011.
CHIRICO, F. et al. Commitment Escalation to a Failing Family Business. Journal of Small Business Management, v. 56, n. 3, p. 494–512, 2018.
FLETCHER, D. Understanding the Small Family Business. Londres: Routledge, 2002.
GALBRAITH, C. S. Divorce and the Financial Performance of Small Family Businesses: An Exploratory Study. Journal of Small Business Management, [s. l.], v. 41, n. 3, p. 296–309, 2003.
GOEL, S. et al. HR Flexibility in Family Firms: Integrating Family Functioning and Family Business Leadership. Organization Management Journal (Emerald Publishing ), v. 16, n. 4, p. 311–323, 2019.
KUBÍČEK, A.; MACHEK, O. Intrafamily Conflicts in Family Businesses: A Systematic Review of the Literature and Agenda for Future Research. Family Business Review, v. 33, n. 2, p. 194–227, 2020.
NIEHM, L. S. et al. Small Family Business Survival:: Strategies for Coping with Overlapping Family and Business Demands. Journal of Developmental Entrepreneurship, v. 14, n. 3, p. 209–232, 2009.
PARADA, M. J. et al. Prosperity over time and across generations: the role of values and virtues in family businesses. Journal of Organizational Change Management, v. 33, n. 4, p. 639–654, 2020.
THE FAMILY FIRM INSTITUTE. Family Enterprise: Understanding Families in Business and Families of Wealth. Hoboken (NJ): Wiley, 2013.