Resumo: |
No ambiente escolar, muitos são os acidentes que podem acontecer com uma criança, no qual muitas situações podem levar a óbito caso os primeiros socorros não sejam devidamente aplicados. Capacitar educadores em primeiros socorros é importante para a
prevenção e redução desse índice, além da inclusão do curso na série curricular de pedagogia, o estudo buscou avaliar o conhecimento dos alunos do curso de pedagogia relacionado às noções básicas de primeiros socorros. Trata-se de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação de caráter exploratório-descritivo, quantitativo e transversal, realizada no Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), localizada no município de Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo. Foi utilizado como ferramentas para
coleta de dados questionários elaborados pelos pesquisadores composto por dados para caracterização sociodemográfica, oito questões sobre primeiros socorros na situação de entorse, luxação/ fratura, contusão, síncope, convulsão e engasgo (obstrução de vias
aéreas por corpo estranho) e uma questão voltada a Lei Lucas e outra quanto a importância da implementação de primeiros socorros na grade do curso de pedagogia obtendo os dados descritivos e quantitativos. O questionário foi aplicado antes e após a intervenção
da ação em saúde e que consistiu em demonstração prática e explicação dos procedimentos nas situações de entorse, luxação/ fratura, contusão, síncope, convulsão e engasgo, entrega do folder com ilustrações em imagem e texto informativo sobre as
manobras de primeiros socorros. A amostra foi composta por 33 alunos regulares do curso de pedagogia. Ao final do encontro foi observado um efeito positivo em relação a ampliação do conhecimento sobre as práticas que podem ser adotadas em situações que
necessitem do atendimento de primeiros socorros. Com isso, esse estudo mostrou e reforçou a importância dos primeiros socorros desde o período da graduação, contribuindo assim, na proteção à vida, tanto no ambiente escolar, quanto em situações do dia a dia. |