Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Artigo de Periódico


Curso: Enfermagem
Tipo: Artigo de Periódico
Ano de Defesa: 18/12/2024
Título: Conhecimento dos alunos do curso de pedagogia sobre noções básicas de primeiros socorros
Autor(es): Borges, Millena dos Santos; Sá, Victória Lima de; Silva, Luiz Henrique Carvalho
Orientador(es): Tambalo, Danila Soares
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: primeiros socorros; escola; treinamento; conhecimento; acidentes
Assunto: Enfermagem
Resumo: No ambiente escolar, muitos são os acidentes que podem acontecer com uma criança, no qual muitas situações podem levar a óbito caso os primeiros socorros não sejam devidamente aplicados. Capacitar educadores em primeiros socorros é importante para a prevenção e redução desse índice, além da inclusão do curso na série curricular de pedagogia, o estudo buscou avaliar o conhecimento dos alunos do curso de pedagogia relacionado às noções básicas de primeiros socorros. Trata-se de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação de caráter exploratório-descritivo, quantitativo e transversal, realizada no Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), localizada no município de Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo. Foi utilizado como ferramentas para coleta de dados questionários elaborados pelos pesquisadores composto por dados para caracterização sociodemográfica, oito questões sobre primeiros socorros na situação de entorse, luxação/ fratura, contusão, síncope, convulsão e engasgo (obstrução de vias aéreas por corpo estranho) e uma questão voltada a Lei Lucas e outra quanto a importância da implementação de primeiros socorros na grade do curso de pedagogia obtendo os dados descritivos e quantitativos. O questionário foi aplicado antes e após a intervenção da ação em saúde e que consistiu em demonstração prática e explicação dos procedimentos nas situações de entorse, luxação/ fratura, contusão, síncope, convulsão e engasgo, entrega do folder com ilustrações em imagem e texto informativo sobre as manobras de primeiros socorros. A amostra foi composta por 33 alunos regulares do curso de pedagogia. Ao final do encontro foi observado um efeito positivo em relação a ampliação do conhecimento sobre as práticas que podem ser adotadas em situações que necessitem do atendimento de primeiros socorros. Com isso, esse estudo mostrou e reforçou a importância dos primeiros socorros desde o período da graduação, contribuindo assim, na proteção à vida, tanto no ambiente escolar, quanto em situações do dia a dia.
Área:
Arquivo: Conhecimento dos alunos do curso de pedagogia sobre noções básicas de primeiros socorros
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto