Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Química
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2013
Título: Ensino contextualizado de tópicos de química geral e orgânica para ensino médio
Autor(es): Marchesini, Sílvia de Assis
Orientador(es): Fischer, Lisete Maria Luiz
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: ensino de química; experimentação; lipídeos; chocolate; método Soxhlet; deficiência auditiva
Assunto:
Resumo: Baseada nas pesquisas sobre o ensino de química de diversos autores, essa monografia propõe o uso da experimentação na escola como uma ferramenta de auxílio ao aluno. Para isso, uma história do tipo conto policial foi especialmente desenvolvida para que ele compreenda a importância da química no seu dia-a-dia, relacionando os conteúdos teóricos das aulas com os fenômenos, objetos e produtos que estão ao seu redor, envolvendo-se efetivamente no processo de construção de seu próprio conhecimento, atingindo assim, as orientações contidas na Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Esta história narra vida de um trabalhador comum que se depara com um problema em seu trabalho, e usa experimentos químicos para resolve-lo. Com base nesse contexto, os alunos são convidados a participar da história realizando um desses experimentos. Os resultados obtidos servem de base para a criação de um ambiente no qual o professor e os alunos interagem entre si, discutindo fenômenos químicos e os resultados obtidos. O experimento consiste na extração da porção lipídica juntamente com a porção lipossolúvel do chocolate, através da adição de um solvente, não sendo necessária a utilização de equipamentos específicos de laboratório. Desta maneira, viabiliza-se sua realização em qualquer escola estadual, pois utiliza também materiais e substâncias do cotidiano das pessoas. Sem deixar de lado a parte científica do processo, no decorrer das aulas os alunos tem contato, através de material audiovisual também elaborado especialmente para essa monografia, com o método Soxhlet, bastante utilizado na determinação de lipídeos em alimentos, e são convidados a discutir sobre os resultados, diferenças e semelhanças entre os dois métodos, relacionando-os aos conteúdos químicos abordados juntamente com o professor. Por se tratar de um material rico em informações visuais e táteis, espera-se que alunos com deficiência auditiva possam se beneficiar dele, adquirindo de forma satisfatória os conteúdos propostos no Currículo do Estado de São Paulo, transpondo-se em parte as dificuldades que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) muitas vezes possui ao transcrever algumas linguagens específicas da química.
Área:
Arquivo: Ensino contextualizado de tópicos de química geral e orgânica para ensino médio
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto