Resumo: |
Este trabalho tem como foco a Experimentação e a História da Ciência, sendo utilizadas como fonte de edificação no conhecimento do educando do Ensino Médio. Será evidenciado como a experimentação é de extrema importância para o ensino-aprendizagem do educando, não sendo apenas ilustrações das teorias. Os experimentos são mais uma forma de construir o conhecimento, e a partir dele visualizar informações que apenas com as teorias não seriam possíveis, pois existem fatos que as palavras não conseguem explicar e somente com observações é possível compreender. A História da Ciência será utilizada como facilitadora da construção desse processo ensino-aprendizagem, pois ela dará embasamento para que o educador aumente seu conhecimento e transmita isso para o educando de tal forma, que seja compreendido os motivos pelos quais as teorias foram criadas e recriadas ao longo dos tempos, deixando de lado apenas as apresentações de datas, nomes de teorias/leis ou citações de cientistas importantes. Para contemplar os aspectos educacionais acima apresentados, o presente trabalho utilizará como tema gerador, a “chuva ácida”, propiciando ao educador criar situações de discussões, relacionando a História da Ciência com o contemporâneo. Já o educando, será beneficiado com as diversas áreas que o tema irá abordar além da química, (biologia, educação ambiental, etc.) atuando como ponto de partida para a realidade concreta. |