Resumo: |
A qualidade de um produto ou serviço está diretamente ligada à satisfação do consumidor e consta dos fatores: qualidade ampla, custo e atendimento, que são igualmente importantes num relacionamento comercial. Isto significa que o controle da qualidade é conduzido com o objetivo de eliminar a causa fundamental dos problemas e depende de se ter padrões
estabelecidos, análise de processo para buscar a causa fundamental de problemas e um procedimento de verificação para detectar problemas. Partindo da necessidade da busca pela
qualidade na produção de bens e na prestação de serviço, neste trabalho será abordado o ciclo Plan, Do, Check, Action (PDCA), uma importante ferramenta gerencial utilizada para
identificar melhorias necessárias, colocá-las em prática, checar os resultados e corrigir desvios, agregando qualidade nos processos, produtos e/ou serviços, visando tanto à redução de custos e despesas, para aumento da competitividade e lucratividade, quanto a uma maior satisfação do cliente com o produto ou serviço ofertado. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura buscando compreender a importância do ciclo PCDA como uma ferramenta de melhoria continua nos processos produtivos, realizado através de uma revisão bibliográfica. Chega-se à conclusão de que o método de melhorias PDCA baseia-se na análise e diagnóstico, numa visão segmentada dos problemas da organização, para uma abordagem interligada entre as áreas de análise dos problemas, das ideias e das soluções. Através do conhecimento e aplicação desta ferramenta há uma visão ampla do processo de solução de problemas, possibilitando identificar problemas. |