Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2010
Título: Teatro enquanto metodologia de ensino: em busca de uma educação dramática, o
Autor(es): Anjos, Larissa Lopes dos; Rosa, Tatiane de Cássia
Orientador(es): Lima, Cleber
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: teatro; educação; escola; metodologia; processo; criança
Assunto:
Resumo: O teatro é uma ferramenta metodológica de valor inestimável, mas que muitos educadores ainda desconhecem. Este estudo tem como objetivo verificar qual a importância do ensino do teatro na escola regular e trazer um esclarecimento dos benefícios obtidos com o ensino dramático para a vida da criança num todo: aspecto social, emocional, cognitivo e pessoal. Mas para isso precisamos entender o real significado da palavra teatro, o que significa e o que vem a ser teatro na verdade e verificaremos como a prática teatral pode ser aplicada na escola. Ao realizar a leitura deste estudo podemos refletir sobre nossa prática na sala de aula e até entender algumas questões de indisciplina, falta de interesse e desmotivação por parte dos alunos nas escolas. Após uma breve reflexão, partiremos em rumo a uma Educação Dramática visando conciliar educação e teatro a fim de gerar uma combinação benéfica para essa nova geração de crianças que hoje em dia se sentem desmotivadas em relação à escola. O estudo vem focar o ensino na 4ª série do ensino fundamental, momento em que a criança já mostra inclinação para a apresentação e não apenas pelo jogo e verificaremos o que diz o estudioso Jean Piaget sobre os estágios de desenvolvimento da criança. Concluiremos o estudo verificando que é o processo o responsável por um produto final satisfatório e que o teatro na escola é tão importante quanto as outras disciplinas do currículo escolar.
Área:
Arquivo: Teatro enquanto metodologia de ensino: em busca de uma educação dramática, o
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto