Curso: |
Pedagogia |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/12/2010 |
Título: |
Teatro enquanto metodologia de ensino: em busca de uma educação dramática, o |
Autor(es): |
Anjos, Larissa Lopes dos; Rosa, Tatiane de Cássia |
Orientador(es): |
Lima, Cleber |
Co-orientador(es): |
|
Palavras-Chave: |
teatro; educação; escola; metodologia; processo; criança |
Assunto: |
|
Resumo: |
O teatro é uma ferramenta metodológica de valor inestimável, mas que muitos educadores ainda desconhecem. Este estudo tem como objetivo verificar qual a importância do ensino do teatro na escola regular e trazer um esclarecimento dos benefícios obtidos com o ensino dramático para a vida da criança num todo: aspecto social, emocional, cognitivo e pessoal. Mas para isso precisamos entender o real significado da palavra teatro, o que significa e o que vem a ser teatro na verdade e verificaremos como a prática teatral pode ser aplicada na escola. Ao realizar a leitura deste estudo podemos refletir sobre nossa prática na sala de aula e até entender algumas questões de indisciplina, falta de interesse e desmotivação por parte dos alunos nas escolas. Após uma breve reflexão, partiremos em rumo a uma Educação Dramática visando conciliar educação e teatro a fim de gerar uma combinação benéfica para essa nova geração de crianças que hoje em dia se sentem desmotivadas em relação à escola. O estudo vem focar o ensino na 4ª série do ensino fundamental, momento em que a criança já mostra inclinação para a apresentação e não apenas pelo jogo e verificaremos o que diz o estudioso Jean Piaget sobre os estágios de desenvolvimento da criança. Concluiremos o estudo verificando que é o processo o responsável por um produto final satisfatório e que o teatro na escola é tão importante quanto as outras disciplinas do currículo escolar. |
Área: |
|
Arquivo: |
Teatro enquanto metodologia de ensino: em busca de uma educação dramática, o |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |