Curso: |
Pedagogia |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/12/2011 |
Título: |
Processo de alfabetização no ensino fundamental de nove anos, o |
Autor(es): |
Maria, Alessandra Conceição Destro; Moreira, Selma Cristina |
Orientador(es): |
Mesquita, Vivian Sotelo de Siqueira |
Co-orientador(es): |
|
Palavras-Chave: |
ensino fundamental de nove anos; alfabetização; o brincar no ensino fundamental |
Assunto: |
|
Resumo: |
Este trabalho aborda parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em duas escolas municipais da região, visando estudar a implementação do ensino fundamental de nove anos, que ocorreu em 2008 e 2009, ano de adoção do novo ensino fundamental nos respectivos municípios em que as escolas se encontram. A pesquisa compôs-se em estudos teóricos e por um conjunto de procedimentos metodológicos, dos quais destacamos as conversas realizadas com os pais de alunos de 6 anos de idade incluídos no primeiro ano do ensino fundamental. As análises do material permitiram evidenciar que a recepção do novo ensino fundamental pelos entrevistados foi predominantemente favorável, decorrente de expectativas de alfabetização das crianças. Consequentemente, avaliaram de modo positivo atividades de leitura/escrita no primeiro ano e opuseram-se à existência de outras atividades no currículo, sobretudo às atividades lúdicas. Com este estudo, pretende-se contribuir para reflexões sobre desafios a serem enfrentados no novo ensino fundamental, focalizando particularmente no processo de alfabetização e nas concepções dos pais referente ao novo sistema de ensino. |
Área: |
|
Arquivo: |
Processo de alfabetização no ensino fundamental de nove anos, o |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |