Curso: |
Pedagogia |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/12/2009 |
Título: |
Percurso de um educador: merendeira, o |
Autor(es): |
Silva, Leila Carmo Alves da |
Orientador(es): |
Silva, Wilma da |
Co-orientador(es): |
|
Palavras-Chave: |
merendeiras; funcionários não-docentes; educadores; educação infantil; desenvolvimento infantil; ascensão profissional; formação profissional |
Assunto: |
|
Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo pesquisar a visão dos funcionários não docentes do ensino infantil com o fato de serem educadores, as relações dos afazeres diários com as práticas educativas, assim como a importância do seu trabalho para o desenvolvimento infantil e o preconceito vivenciado pelos funcionários não docentes dentro da instituição. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi: investigação bibliográfica, análise na internet e pesquisa de campo realizada em uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Jundiaí, que atende crianças de zero a três anos de idade. Para a realização da pesquisa de campo foi utilizado questionários, palestras com texto explicativo, observação e pesquisa documental. Mediante os dados colhidos nas pesquisas realizadas, pode se concluir que realmente todos os participantes da equipe escolar são educadores e efetuam um papel importante na formação da criança. Estes profissionais demonstram estar em constante busca ao reconhecimento de sua categoria, para que possam então deixar de serem invisíveis. Para tanto estão sempre dispostos a participar dos cursos de capacitação que lhes são oferecidos pelos gestores do município, bem como a retomada aos estudos a partir do ponto de onde pararam. |
Área: |
|
Arquivo: |
Percurso de um educador: merendeira, o |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |