Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/02/2009
Título: Desenvolvimento de conteúdos matemáticos na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras, o
Autor(es): Pontes, Loani Cristina Buzo
Orientador(es): Malouf, William Timoteo
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: educação infantil; escola; matemática; jogos; brincadeiras
Assunto:
Resumo: Segundo o Jornal Folha de São Paulo do dia 28 de novembro de 2008, a matemática na Educação Infantil e séries iniciais está no nível abaixo dos países menos desenvolvidos do mundo, criando uma defasagem em relação a esses conteúdos. A partir desse momento escola, professores e pais começaram a cobrar essas aprendizagens cada vez mais cedo, sobrecarregando os conteúdos matemáticos da Educação Infantil, que conseqüentemente gerou um conflito, pois crianças nessa idade aprendem segundo Piaget a partir da concretização e contextualização de conteúdos. Estratégia muitas vezes desafiadora quando se trata de conteúdo tão abstratos. E partindo desse pressuposto foi elaborado este estudo para auxiliar e elucidar o processo de aprendizagem matemática a partir da utilização de diferentes jogos e brincadeiras, tornando-se assim mais atrativo e significativo para crianças da Educação Infantil, elevando o conhecimento dos alunos para situações reais, nas quais não sejam necessárias aplicações de modelos pré-apresentados.
Área:
Arquivo: Desenvolvimento de conteúdos matemáticos na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras, o
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto