Curso: |
Pedagogia |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/02/2009 |
Título: |
Desenvolvimento de conteúdos matemáticos na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras, o |
Autor(es): |
Pontes, Loani Cristina Buzo |
Orientador(es): |
Malouf, William Timoteo |
Co-orientador(es): |
|
Palavras-Chave: |
educação infantil; escola; matemática; jogos; brincadeiras |
Assunto: |
|
Resumo: |
Segundo o Jornal Folha de São Paulo do dia 28 de novembro de 2008, a matemática na Educação Infantil e séries iniciais está no nível abaixo dos países menos desenvolvidos do mundo, criando uma defasagem em relação a esses conteúdos. A partir desse momento escola, professores e pais começaram a cobrar essas aprendizagens cada vez mais cedo, sobrecarregando os conteúdos matemáticos da Educação Infantil, que conseqüentemente gerou um conflito, pois crianças nessa idade aprendem segundo Piaget a partir da concretização e contextualização de conteúdos. Estratégia muitas vezes desafiadora quando se trata de conteúdo tão abstratos. E partindo desse pressuposto foi elaborado este estudo para auxiliar e elucidar o processo de aprendizagem matemática a partir da utilização de diferentes jogos e brincadeiras, tornando-se assim mais atrativo e significativo para crianças da Educação Infantil, elevando o conhecimento dos alunos para situações reais, nas quais não sejam necessárias aplicações de modelos pré-apresentados. |
Área: |
|
Arquivo: |
Desenvolvimento de conteúdos matemáticos na educação infantil por meio de jogos e brincadeiras, o |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |