Resumo: |
O presente trabalho procurou abordar como diretores e coordenadores trabalham na criação de condições necessárias para que os professores não atuem apenas como grupos, mas que a troca, a cooperação, a reciprocidade e a complementaridade de seus trabalhos criem sinergia, constituindo verdadeiras equipes, assim como de que forma lidam com os conflitos do cotidiano e como trabalham para que os professores e funcionários em geral, tenham uma visão coletiva e consciência de que fazem parte de um todo e passem a enxergar os problemas numa perspectiva menos pessoal. Autores como, Celso dos S. Vasconcellos, José Carlos Libâneo, Philippe Perrenoud, entre outros, contribuíram de forma significativa com os estudos realizados. O trabalho aborda o surgimento do coordenador, o papel do gestor dentro de uma prática de gestão democrática, como se dá a criação e articulação do PPP (projeto político pedagógico), Instrumento valiosíssimo para a organização do trabalho pedagógico, o papel do coordenador pedagógico, suas atribuições e fecha mostrando como é importante o caráter relacional do coordenador para o sucesso de seu trabalho dentro da instituição escolar, pois o processo de relacionamento é a chave para a realização plena de sucesso. |