Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/09/2009
Título: Bullying nas escolas e sua interferência no processo de aprendizagem, o
Autor(es): Bernardo, Danieli Batista
Orientador(es): Ferracini, Fernanda
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: fenômeno Bullying; auto-estima; acompanhamento psicopedagógico
Assunto:
Resumo: O presente estudo refere-se ao fenômeno bullying e sua interferência no processo de aprendizagem dos alunos consistindo em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Nesta direção, os pressupostos da pesquisa defendem que o fenômeno bullying é extremamente multifacetado e altamente doloroso para as partes envolvidas, destacando que várias são as causas que o geram, mas as conseqüências muitas vezes, acabam em tragédias sociais como assassinatos, suicídios e anulação do sujeito em relação a sua auto-estima. Destaca-se ainda que o tratamento psicopedagógico deve ser personalizado e analisado em cada caso, pois as características do bullying desencadeiam problemas diferentes em cada indivíduo, por isso é preciso muito cuidado no seu trato. Defende-se também neste, que a principal forma para combater-se o bullying é a conscientização baseada no respeito mútuo, na ética e na cidadania, ou seja, o respeito entre os indivíduos. O presente estudo parte da premissa de que são muitos os transtornos gerados a partir desse tipo de agressão, entre eles estão o transtorno de pânico, de estresse pós-traumático e depressão. Diante desses problemas psicológicos advindos do bullying faz-se necessário um acompanhamento psicopedagógico com esses estudantes, tanto aos que sofrem, quanto àqueles que praticam tal ato.
Área:
Arquivo: Bullying nas escolas e sua interferência no processo de aprendizagem, o
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto