Curso: |
Pedagogia |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/09/2009 |
Título: |
Inclusão digital de alunos do ensino fundamental na rede municipal |
Autor(es): |
Almeida, Fernanda Cristina Gomes de; Ramalho, Fernanda Quirino |
Orientador(es): |
Cavalcanti, Carolina Magalhães Costa |
Co-orientador(es): |
|
Palavras-Chave: |
inclusão digital; escola; novas tecnologias |
Assunto: |
|
Resumo: |
Este trabalho de pesquisa analisa o papel da escola no processo de inclusão digital de seus alunos que de outra maneira não teriam acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TCIs). Quando falamos em inclusão digital não nos referimos somente ao ensino de informática, mas às diversas possibilidades que o acesso ao computador pode trazer na melhoria da qualidade de vida de seus usuários. Aqui averiguamos se os alunos de 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Limpo Paulista conhecem programas básicos de computador e utilizam a internet. Além disso, verificamos se as aulas de informática possibilitam o processo de inclusão digital dos alunos. Para coletar os dados utilizamos uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa). Por meio de um questionário aplicado aos alunos, professora e da observação da rotina das aulas de informática coletamos informações que pautaram nossas discussões. Como resultado detectamos que a escola tem papel fundamental por permitir que os alunos usem o computador e acessem a internet onde realizam pesquisas escolares, participam de jogos de computador, sites de relacionamento entre outros |
Área: |
|
Arquivo: |
Inclusão digital de alunos do ensino fundamental na rede municipal |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |