Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2009
Título: Inclusão de crianças com deficiência auditiva no ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Camila Corrêa de; Wenceslau, Sandra Regina dos Reis
Orientador(es): Ranalli, Nádia Maria Giaretta
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: inclusão; acolhimento; sensibilização; libras; políticas públicas
Assunto:
Resumo: Em muitas situações do cotidiano temos contato com deficientes auditivo. Na família, escola, trabalho e lazer ocorrem discriminações por que as pessoas não sabem como acolher, respeitar e ajudar a integrá-los na sociedade. Alunos que apresentam essa deficiência precisam ter oportunidade de participar das atividades e, condições de igualdade. Os órgãos públicos sensibilizados com essa problemática se organizam para criar leis e decretos com a finalidade de realizar a inclusão dos deficientes auditivos. A primeira medida a ser tomada visava a formação de profissionais em todas as áreas que estão diretamente ligadas à temática da inclusão. Os professores especializados ou capacitados terão condições de atuar com qualquer pessoa especial em sala de aula. Há algum tempo atrás, alunos com deficiência frequentavam salas de aula em escolas especiais, onde seriam atendidos em suas dificuldades. Verificou-se com esta atitude, que esse comportamento discriminatório trazia como consequência a exclusão. Através de estudos mudou-se a mentalidade dos responsáveis pela educação principalmente verificando-se que em outros países foram tomadas medidas que facilitariam a inclusão minimizando o problema que até então causava medo, insegurança e até vergonha por parte das famílias em expor seus filhos, que até então frequentavam escolas e classes especiais. Sabemos da realização de Cursos de Libras em vários setores, até mesmo na Televisão muitos programas atualmente apresentam intérpretes, facilitando a comunicação com deficientes auditivos.
Área:
Arquivo: Inclusão de crianças com deficiência auditiva no ensino fundamental
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto