Resumo: |
Este trabalho mostra as principais reações que a criança de um ano e sete meses a três anos apresenta ao chegar à creche. O tema foi estabelecido de acordo com a experiência de estágio obtida na creche do município de Campo Limpo Paulista onde foi observado como é difícil o processo de adaptação não só para criança, mas também para os pais e professores. A entrada de uma criança à creche requer um processo individualizado de adaptação para ela, sua família e para a própria creche. Para que este processo aconteça de forma mais tranquila possível é preciso pensar em estratégias que permitam uma adaptação gradual, em que a mãe, ou outra pessoa à qual a criança esteja ligada afetivamente possa estar presente nos primeiros dias. O objetivo central desta pesquisa é saber, quais são as principais reações negativas em relação à creche no período de adaptação e como as escolas se organizam para superá-las. Para realização dessa pesquisa foi realizado o estágio de participação e observação das principais reações da criança ao chegar à creche. O trabalho será organizado em três capítulos sendo a o primeiro capítulo Adaptação na Educação Infantil e o Referencial Curricular, o segundo capítulo Adaptação da criança na creche e o terceiro capitulo Relatos de Observações das estagiárias de Pedagogia sobre as principais reações da criança ao chegar ao ambiente escolar, respectivamente. A elaboração desse trabalho teve como base, as informações obtidas das pesquisas bibliográficas, de campo, dos livros e até dos próprios estágio e observações realizada na creche, onde foi observado de forma mais ampla as dificuldades enfrentadas na fase de adaptação da criança. O intuito desse trabalho foi conhecer quais são as reações da criança no período de adaptação na creche, entender como são enfrentadas e evitadas às reações negativas e conhecer quais as estratégias que são usadas pelo professor na tentativa de diminuição dessas reações. |