Curso: |
Pedagogia |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/12/2011 |
Título: |
Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita nas séries iniciais e o papel do professor mediador da aprendizagem |
Autor(es): |
Alves, Ariane de Oliveira; Fragoso, Lidiane Cristina |
Orientador(es): |
Steffens, Lilian V. S. |
Co-orientador(es): |
|
Palavras-Chave: |
Vigotsky; dificuldades de aprendizagem; alfabetização e letramento |
Assunto: |
|
Resumo: |
O presente trabalho teve por objetivo observar o papel do professor como motivador ou mediador da aprendizagem da criança. Tomando por base a teoria de Vigotsky, em especial a questão do desenvolvimento proximal e real e o papel do professor no processo de alfabetização, com base na observação de atuação de um professor em sala de aula, conclui-se que a mediação do professor, aliada a um diagnóstico precoce sobre dificuldades de aprendizagem, possibilita a recuperação do estudante. |
Área: |
|
Arquivo: |
Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita nas séries iniciais e o papel do professor mediador da aprendizagem |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |