Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2011
Título: Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita nas séries iniciais e o papel do professor mediador da aprendizagem
Autor(es): Alves, Ariane de Oliveira; Fragoso, Lidiane Cristina
Orientador(es): Steffens, Lilian V. S.
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: Vigotsky; dificuldades de aprendizagem; alfabetização e letramento
Assunto:
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo observar o papel do professor como motivador ou mediador da aprendizagem da criança. Tomando por base a teoria de Vigotsky, em especial a questão do desenvolvimento proximal e real e o papel do professor no processo de alfabetização, com base na observação de atuação de um professor em sala de aula, conclui-se que a mediação do professor, aliada a um diagnóstico precoce sobre dificuldades de aprendizagem, possibilita a recuperação do estudante.
Área:
Arquivo: Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita nas séries iniciais e o papel do professor mediador da aprendizagem
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto