Resumo: |
Sabemos que, as pessoas com Deficiência Intelectual ainda enfrentam forte preconceito e discriminação através da incompreensão do olhar social. O presente trabalho visou fundamentar a Deficiência Intelectual, em relação à Educação Inclusiva, visto que, é um processo que amplia a participação de todos os estudantes no ensino regular, partindo de uma reestruturação cultural, das práticas e das políticas vivenciadas nas escolas, valorizando a diversidade do aluno. Assim, constituíram-se objetivos deste estudo: relatar, de maneira ampla a Deficiência Intelectual; compreender o desenvolvimento psicológico e educacional do sujeito com Deficiência Intelectual, buscar medidas oportunizadoras para que este sujeito alcance sua autonomia, na atuação em contexto escolar, familiar e social. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo. O Deficiente Intelectual deve ser visto como ser único, e ser respeitado em suas limitações e ritmo, para desenvolvimento da sua autonomia. Nessa perspectiva educacional faz-se urgente garantir ao Deficiente Intelectual o direito à comunicação e à participação no processo ensino-aprendizagem, através de situações dialógicas entre professor, aluno e família. Para a realização efetiva da prática pedagógica frente à Deficiência Intelectual é fundamental se buscar mediadas oportunizadoras dentro do contexto escolar, a fim de subsidiar esta prática. É importante que o professor, ao receber um aluno com Deficiência Intelectual na sala de aula, esteja preparado e tenha informações necessárias para que haja uma inclusão integral e, para que seu trabalho junto a esse aluno alcance resultado positivo. Concluindo, acreditamos que, em beneficio do aluno com Deficiência Intelectual, se faz necessário um trabalho em conjunto e abrangendo-o na sua totalidade. |