Curso: |
Pedagogia |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/12/2009 |
Título: |
Como desenvolver a leitura com o 1º ano do ensino fundamental |
Autor(es): |
Neto, Felix; Santos, Aline dos |
Orientador(es): |
Mesquita, Vivian Sotelo de Siqueira |
Co-orientador(es): |
|
Palavras-Chave: |
leitura; 1º ano; ensino fundamental |
Assunto: |
|
Resumo: |
A pesquisa foi realizada em forma de observação e entrevista com o professor e aluno. Foram realizadas com alunos da escola E.M.E.I.E.F ESCOLA ENTÂNCIA BELÉM, situada em Francisco Morato. Essa pesquisa foi realizada no período do meu estágio supervisionado, com duração de 90 horas, e é voltada para alunos do 1° ano do ensino fundamental. O objetivo é saber como os professores desenvolvem estratégias para incentivar os alunos a leitura e o que eles podem ou não fazer, o que eles fazem ou não fazem para mudar a realidade do não incentivo à leitura e, consequentemente, o analfabetismo. Na observação realizada percebe-se que a professora se esforça, se empenha e desenvolve muitas alternativas e estratégias para poder incentivar seus alunos dentro da sala de aula. Percebemos também que os alunos gostam da hora da leitura, gostam de ler em voz alta, e quase a maioria gosta de ler para a classe. Isso por que a professora mantém uma rotina relacionada à leitura. Minha pesquisa foi realizada através de coleta de dados, entrevista com o professor e observação do aluno e professor. A pesquisa realizada em minha proposta articulada foi qualitativa, a observação foi individual e a entrevista estruturada. A partir desses resultados concluí que é possível desenvolver estratégias para desenvolver o hábito da leitura dentro da sala de aula. |
Área: |
|
Arquivo: |
Como desenvolver a leitura com o 1º ano do ensino fundamental |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |