Resumo: |
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é identificar e refletir sobre as relações afetivas entre professor e o aluno a fim de contribuir para o processo ensino-aprendizagem, através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno para uma convivência de afetividade no processo educativo. Quando há um relacionamento de troca e afeto, o aprendizado se torna mais proveitoso e duradouro, tornando o indivíduo um ser crítico, reflexivo e atuante dentro da sociedade em que vive levando-o a uma educação de qualidade; no processo metodológico adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico que teve por objetivo investigar a importância do afeto no processo educacional no ensino fundamental, com o intuito de saber a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino. Identificou-se que a prática educativa é de grande valor na formação do educando-cidadão. Assim, delinear uma análise reflexiva dos principais problemas cotidianos encarados na sala de aula pelos alunos e professores, em suas interações, enquanto sujeitos inerentes do processo educacional. Como uma pesquisa qualitativa em educação, contextualiza toda a problemática aqui estudada e lança subsídios à reflexão dos leitores, pesquisadores e educadores preocupados com a temática aqui discutida. Para elaboração desse trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica desenvolvida através de livros e artigos científicos, foi também realizada uma pesquisa de campo exploratória, cujo objetivo primordial era observar a situação em questão, a fim de proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito, buscando um complexo conhecimento da realidade. Concluir-se que a afetividade deve caminhar junto do aspecto cognitivo, a fim de criar uma relação favorável ao processo educacional. |