Curso: |
Pedagogia |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/12/2009 |
Título: |
Valorização das artes visuais como uma prática que contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança na primeira fase da educação infantil, a |
Autor(es): |
Lima, Viviana Nogueira de; Longo, Vanessa Graciele de Almeida |
Orientador(es): |
Lima, Cleber |
Co-orientador(es): |
|
Palavras-Chave: |
artes visuais; desenvolvimento cognitivo; educação infantil; concepção; valorização |
Assunto: |
|
Resumo: |
Esta pesquisa teve como objetivo esclarecer de que forma as artes visuais contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança na primeira fase da educação infantil.
Os estudos basearam-se na análise da prática das artes visuais desenvolvidas pelo professor em sala de aula, nas atitudes da criança ao realizar trabalhos artísticos e na concepção da arte em todo o sistema educacional. Através do aprofundamento teórico sobre a importância da arte para o desenvolvimento infantil e sua valorização no contexto escolar foi possível compreender que a arte é essencial no processo de formação do ser humano, já que a mesma contribui para o desenvolvimento de inúmeras
capacidades. Contudo, com a pesquisa de campo, foi possível comprovar que a arte não esta sendo valorizada no contexto educacional observado, pois as contribuições desta disciplina nem sempre são consideradas pelos professores, ou até mesmo pelo sistema educacional, continuando a ser vista, em muitos momentos, apenas como forma de distração para as crianças. |
Área: |
|
Arquivo: |
Valorização das artes visuais como uma prática que contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança na primeira fase da educação infantil, a |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |