Resumo: |
O objetivo deste trabalho é tentar estabelecer de forma quantitativa e qualitativa as alterações no estado emocional dos coralistas como resultado dos trabalhos vocais, além disso, observar a atuação do regente sobre o grupo aproveitando as individualidades em favor da sonoridade do grupo. Métodos: Este trabalho teve três bases, a saber: a observação do grupo nos ensaios e os questionários com a finalidade de tentar medir o emocional do grupo. A análise dos resultados desta ultima aliada a minha observação visual, produziu interessantes conclusões. A terceira base foi uma entrevista com a regente Karen Richter Comandulli, para observar como esta entende seu trabalho diante do grupo. Sempre observando as mudanças de atitudes e comportamentos do grupo no momento da chegada, durante o trabalho vocal e na saída. Os dados e interpretações foram apoiados em uma extensa revisão bibliográfica direcionada para o canto coral. Resultados: Pude observar que na chegada dos componentes do coral estabelecia-se em ambiente meio confuso e de muitas conversas, mas à medida que eram iniciados os trabalhos vocais, seus comportamentos iam se modificando, fato comprovado pelo resultado colhido através dos questionários, nos quais alguns coralistas relataram alterações de humor e concentração no dia-a-dia. Após a observação dos resultados e após analisar globalmente as três dimensões de pesquisa, a empírica, os questionários e a entrevista; a bibliográfica e a observação, não resta dúvidas quanto a interferência benéfica da música no emocional dos coralistas. Conclusões: O controle da regente sobre o grupo é bastante forte, embora não seja rígido nem “militar” como ela gosta de dizer, pois sem as emoções dos coralistas não há interpretação mas demonstração de técnicas vocais. Pude concluir que a atividade vocal, bem conduzida, aumenta a capacidade de concentração dos elementos do grupo, alterando seus comportamentos, embora eles não saibam explicar como. Portanto música tem a capacidade de produzir mudanças psicológicas, fisiológicas e comportamentais que colabora no equilíbrio emocional cotidiano. |