Resumo: |
Este estudo tem como objetivo compreender a construção do conhecimento infantil dando ênfase a utilização das artes visuais como metodologia de ensino, considerando-se que a linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. A grande proposta deste trabalho é desenvolver um olhar distinto sobre as produções artísticas das crianças no processo infantil, compreendendo e analisando a mudança do desenvolvimento cognitivo e afetivo no processo de desenvolvimento infantil. Em relação á metodologia de pesquisa, o estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica. O primeiro capítulo do trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre a ideia de arte e o seu conceito. No segundo capítulo, são destacadas a História do ensino da arte no Brasil, o terceiro mostra o que são artes visuais. Por fim, no quarto capítulo, fazemos uma breve reflexão sobre o desenvolvimento da criança entre 4 e 5 anos segundo Vygotsky e como as artes-visuais podem contribuir neste processo. É de extrema importância permitir que a criança vivencie experiências do fazer, fruir sobre as artes visuais, pois desta forma estará enriquecendo seu desenvolvimento pessoal. É fundamental fazer com que a criança evidencie todos os elementos das artes visuais, de forma que ela familiarize e interaja com as manifestações culturais. |