Curso: |
Música |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/09/2012 |
Título: |
Importância da musicalização no ensino fundamental I, a |
Autor(es): |
Silva, Roberto Ribeiro da |
Orientador(es): |
Lima, Cleber |
Co-orientador(es): |
|
Palavras-Chave: |
musicalização nas escolas; desenvolvimento da criança; educador musical; crianças carentes |
Assunto: |
|
Resumo: |
Esse projeto tem como foco principal mostrar a importância da musicalização nas escolas, públicas e privadas, que com o tempo foi perdendo seu valor. Um dos grandes enfoques é o desenvolvimento da criança no ensino fundamental e como a musicalização pode auxiliar nesse aspecto. A metodologia adotada foi o estudo bibliográfico, considerando autores e pedagogos musicais como: Teca Alencar de Brito, Murray Schafer, Violeta Gainza e Ana Paula Cascarani, e também Jean Piaget e sua psicologia do desenvolvimento infantil e outros autores que estudaram suas teorias como Tania Stoltz e David Elkind. Compõe esta pesquisa um breve relato sobre minha experiência pessoal que aconteceu em um trabalho social do governo municipal em campo Limpo Paulista, que trabalha com crianças carentes na faixa etária de 7 a 10 anos de idade que me incentivou a fazer esse trabalho e também me ajudou a concluir o mesmo. Através de experiências próprias vendo a dificuldades de aprendizado das crianças e percebendo o quanto a musicalização poderia auxiliar no processo de aprendizado dessas crianças, desenvolvi esse projeto buscando a proposição de mudanças não apenas no ambiente onde trabalho, mas também em minha prática como educador musical. |
Área: |
|
Arquivo: |
Importância da musicalização no ensino fundamental I, a |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |