Resumo: |
O estudo realizado mostra o tema da avaliação escolar, como parte do processo de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo mostrar que não se trata de um momento terminal ou de sofrimento para professor e aluno, e a importância de se avaliar com qualidade, tendo objetivos claros para que o professor possa saber diferenciar momentos de intervenção, avaliação e saber interpretar o que o erro possa indicar para se necessário replanejar a sua ação. A perspectiva construtivista pode auxiliar a atingir esses objetivos, pois apesar de ter o aluno como construtor de sua aprendizagem, não tira a responsabilidade e a necessidade da atuação de qualidade do professor. Desta forma, a avaliação pode contribuir positivamente, trazendo melhorias e não apenas mostrando os erros. Para mostrar isto de forma teórica e prática, foi realizada pesquisa de campo em uma sala do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos em escola publica, que mostra que é possível fazer avaliações de qualidade, juntamente com pesquisa bibliográfica que contou com o PCN e grandes autores como: Jussara Hoffman, Telma Weisz, Antoni Zabala, Cipriano Luckesi, entre outros. |