Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/11/2010
Título: Avaliação no processo de ensino e aprendizagem na série inicial do ensino fundamental, a
Autor(es): Pereira, Sueli de Moraes
Orientador(es): Morandini, Eduardo
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: avaliação; ensino e aprendizagem; construtivismo
Assunto:
Resumo: O estudo realizado mostra o tema da avaliação escolar, como parte do processo de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo mostrar que não se trata de um momento terminal ou de sofrimento para professor e aluno, e a importância de se avaliar com qualidade, tendo objetivos claros para que o professor possa saber diferenciar momentos de intervenção, avaliação e saber interpretar o que o erro possa indicar para se necessário replanejar a sua ação. A perspectiva construtivista pode auxiliar a atingir esses objetivos, pois apesar de ter o aluno como construtor de sua aprendizagem, não tira a responsabilidade e a necessidade da atuação de qualidade do professor. Desta forma, a avaliação pode contribuir positivamente, trazendo melhorias e não apenas mostrando os erros. Para mostrar isto de forma teórica e prática, foi realizada pesquisa de campo em uma sala do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos em escola publica, que mostra que é possível fazer avaliações de qualidade, juntamente com pesquisa bibliográfica que contou com o PCN e grandes autores como: Jussara Hoffman, Telma Weisz, Antoni Zabala, Cipriano Luckesi, entre outros.
Área:
Arquivo: Avaliação no processo de ensino e aprendizagem na série inicial do ensino fundamental, a
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto