Resumo: |
A adolescência é marcada por ser um período conflituoso em vários aspectos da vida do indivíduo, o qual se estabelece enquanto pessoa sob influência do contexto socioeconômico, histórico e cultural ao qual está inserido. Percebe-se, nesse contexto, que muitos jovens se encontram em condições de vulnerabilidade social, o que acaba resultando em perdas no seu desempenho escolar e em problemas comportamentais. Nesse sentido, a construção de um processo educativo que seja libertador, transformador e possibilite um pensar crítico por parte dos estudantes é fundamental para que as barreiras da desigualdade social sejam rompidas, possibilitando a esses sujeitos melhores condições de vida. Dessa forma, o presente
estudo procura apresentar os fatores que desencadeiam a evasão de adolescentes do ensino médio, enfatizando os efeitos da vulnerabilidade e da desigualdade social na vida desses indivíduos, que muitas vezes se veem desamparados pelo Estado, pela família e pela escola. Para tanto, realizou-se uma abordagem qualitativa por meio de um levantamento teórico de publicações científicas sobre a temática proposta. Os fatores associados à vulnerabilidade social, econômica e cultural, são tidos como os principais motivos de evasão dos adolescentes do ensino médio. Como consequência, observa-se a legitimação da desigualdade social do país. Nesse contexto, destaca-se o papel do psicólogo para atuar nos processos de conscientização e transformação, no estabelecimento de um pensamento crítico social e na promoção de ações de combate às desigualdades e vulnerabilidades as quais os jovens são e estão constantemente submetidos. |