Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Psicologia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 30/11/2021
Título: Brincar: compreendendo seu papel no desenvolvimento psíquico infantil, o
Autor(es): Castro, Carla Salles; Sousa, Larissa Renata Clemente de
Orientador(es): Quintelia, Andréia de Lima Rafael
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: desenvolvimento psíquico infantil; clínica psicanalítica infantil; criança
Assunto:
Resumo: O objetivo do presente trabalho de conclusão de curso é buscar compreender, a partir do referencial psicanalítico, o papel do brincar no desenvolvimento psíquico da criança, e discutir seu lugar na psicoterapia infantil. Dessa forma, investiga-se o brincar e suas facetas a partir de diferentes autores, bem como, sua relação com o desenvolvimento físico e psíquico da criança na chamada “primeira infância”. Ainda, que brevemente, discorre-se acerca do brincar no contexto da clínica psicanalítica infantil contemporânea. A partir do estudo desenvolvido junto a teóricos orientados pela abordagem psicanalítica, como Sigmund Freud, Melanie Klein, Donald Winnicott, dentre outros, torna-se possível ampliar a percepção acerca do papel do brincar para o desenvolvimento infantil, compreendendo-o como fator indispensável e fundamental ao desenvolvimento de aspectos físico-motor, cognitivo, afetivo e social da criança. A pesquisa realizada aponta, ainda, para aspectos da prática na clínica infantil na atualidade, sendo possível, lançar reflexões sobre as adaptações que muitos psicoterapeutas têm feito, ao se utilizarem dos recursos tecnológicos que estão presentes no cotidiano das crianças.
Área: Psicologia
Arquivo: Brincar: compreendendo seu papel no desenvolvimento psíquico infantil, o
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto