Resumo: |
O objetivo do presente trabalho de conclusão de curso é buscar compreender, a partir do referencial psicanalítico, o papel do brincar no desenvolvimento psíquico da criança, e discutir seu lugar na psicoterapia infantil. Dessa forma, investiga-se o brincar e suas facetas a partir de diferentes autores, bem como, sua relação com o desenvolvimento físico e psíquico da
criança na chamada “primeira infância”. Ainda, que brevemente, discorre-se acerca do brincar no contexto da clínica psicanalítica infantil contemporânea. A partir do estudo desenvolvido
junto a teóricos orientados pela abordagem psicanalítica, como Sigmund Freud, Melanie Klein, Donald Winnicott, dentre outros, torna-se possível ampliar a percepção acerca do papel do brincar para o desenvolvimento infantil, compreendendo-o como fator indispensável e fundamental ao desenvolvimento de aspectos físico-motor, cognitivo, afetivo e social da
criança. A pesquisa realizada aponta, ainda, para aspectos da prática na clínica infantil na atualidade, sendo possível, lançar reflexões sobre as adaptações que muitos psicoterapeutas têm feito, ao se utilizarem dos recursos tecnológicos que estão presentes no cotidiano das crianças. |