Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - LETRAS

Campo Limpo Paulista 16/11/2022

Alunas de Letras participam de evento na USP

Professores e alunos de outras faculdades foram convidados para discutir os artigos, numa forma de avaliar se a pesquisa está compreensível para o público

fique por dentro
Estudantes receberam o convite de participar através da professora de Letras, Juliana Chaves

Alunas do curso de Letras do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) participaram do XVIII Workshop Produção Escrita e Psicanálise "Leitura e Escrita do Conhecimento: Relações Universidade e Sociedade”, na Universidade de São Paulo (USP), nos dias 26 e 27 de Outubro.

O Workshop é um evento em que alunos de grupos de estudos apresentaram o resultado de suas pesquisas, convidando professores de outras áreas e graduandos a debaterem os trabalhos para que, antes da publicação, eles possam avaliar se a pesquisa está compreensível para o público. Cada mesa tinha um tema e entre dois ou três trabalhos. No dia, cada autor lia seu artigo e, na sequência, o professor convidado tinha 30 minutos para fazer perguntas e apontamentos para deixar o artigo mais completo. Os alunos convidados tinham 15 minutos.

As alunas Simone Ota, 6º semestre, e Katia Rezzaghi, 4° semestre do curso de Letras da Unifaccamp, foram convidadas pela professora de Letras, que também apresentou um artigo para a banca, Juliana Chaves. Elas representaram a Unifaccamp em mesas diferentes.

Nas palavras de Simone, “Aprendi muito com a experiência, tanto por causa dos artigos em si quanto pela oportunidade de poder ouvir os apontamentos do professor convidado e por entender os bastidores da produção daqueles artigos”.

“Na minha mesa, havia uma pedagoga que apresentou, na prática, como funcionou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na escola em que ela trabalhava. Um professor doutor que comparou a quantidade de teses produzidas pela USP e pela Universidade Nacional de Tumbes, no Peru, como forma de estimular a produção científica no país que ainda é muito baixa. E um professor que tratou sobre como levar o conhecimento aprendido no curso superior para as salas de aula do ensino básico”, conclui Simone.

Para Katia, “mais do que contribuir para o evento, o que tornou esse momento tão especial para mim foi a experiência proporcionada, pois como ingressante no mundo acadêmico tive a oportunidade de presenciar pesquisas dos mais diversos temas e ampliar minha visão tanto acadêmica quanto de mundo”.

“Além disso, me senti acolhida com a recepção e o carinho de todos ali, que agradeceram a minha participação. Sou supergrata à professora Juliana por me conceder essa oportunidade”, conclui Katia.

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.