Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 11/10/2022

Enfermagem ensina sobre febre maculosa em escolas

Dinâmica foi feita para crianças do Bairro Parque Internacional, em Campo Limpo, que passaram a interagir e alimentar os animais

fique por dentro
Estudantes de Enfermagem reunidos com as crianças

Os estudantes do 8º semestre do curso de Enfermagem da Unifaccamp participaram da atividade de extensão desenvolvida em conjunto com a equipe de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Campo Limpo Paulista. A ação ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro e foi desenvolvida para os moradores do Bairro Parque Internacional, que passaram a alimentar as capivaras que habitam o Rio Jundiaí. Esse convívio passou a ser rotineiro, inclusive com as crianças próximas às capivaras. Com a saída das capivaras de seu habitat natural, surgiu o problema da infestação dos carrapatos em casas e escolas da região.

Sob orientação da professora Rita de Cássia Dezena, as alunas desenvolveram desde a apresentação teatral (texto e cenário) até o material educativo, que foi entregue às crianças. Com o título “A história da capivara e seus terríveis inimigos”, a peça foi apresentada para os alunos da EMEI do Parque Internacional e da EMEF Nair Ronchi Marchetti. “Foi abordado a importância de não alimentar e atrair as capivaras para fora do rio, evitando assim ataques, acidentes e principalmente, a presença de carrapatos já que os mesmos podem transmitir a bactéria que causa Febre Maculosa”, disse a professora.

De forma lúdica, as crianças tiveram a oportunidade de contar suas experiências, ver os carrapatos com a lupa, participar de jogos educativos e receber orientação sobre o perigo dos carrapatos para as pessoas e animais. Ao final, todas receberam um certificado de “Protetor das Capivaras e Agente de Combate aos Carrapatos”, completou a professora

Em sua visão, as crianças se encantaram pelos personagens da peça, como a Dona Capivarinha e seu filhote Zezé, e se comprometeram a combater o terrível vilão Carrapato e sua companheira, a Dona Bactéria”.

A doença:

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e que se não for tratada adequadamente pode evoluir para quadros graves e levar a pessoa à morte. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato ou ao remover o carrapato, pois o fluido pode entrar no seu corpo por meio de uma abertura como o local da picada.

Os principais sintomas da Febre Maculosa são: febre alta e súbita, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor abdominal, vômito, diarréia e manchas avermelhadas no corpo (exantema).

Além das capivaras, os cavalos e marsupiais como gambá também podem transportar os carrapatos contaminados. Os carrapatos transmitem outras bactérias graves, que podem adoecer não só as pessoas mas também cães.

Para evitar os carrapatos: mantenha o terreno ao redor da casa limpo, com grama aparada; cuide dos animais domésticos; em lagos e rios use roupas claras para facilitar a visualização do carrapato; use pinças ou luvas para retirar cuidadosamente carrapatos grudados na pele; não esmague carrapatos, pois eles carregam centenas de ovos que podem se espalhar no ambiente; se for picado por carrapato e apresentar febre ou manchas no corpo, procure imediatamente o atendimento médico.

Confira as fotos da ação.

Fique por dentro
Fique por dentro
Fique por dentro
Fique por dentro
Fique por dentro
Fique por dentro
Fique por dentro

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.